INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
INÍCIO - O PROJETO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Este projeto teve início em 2008, numa perspetiva essencialmente académica e de investigação e desenvolvimento na área da mediação digital para a participação pública direta.
A missão inicial era contribuir para a promoção de uma sociedade mais aberta e participativa, mediante a disponibilização de soluções de base tecnológica inovadoras, concebidas para satisfazer as necessidades e expectativas dos cidadãos e dos promotores de iniciativas de participação, com elevados padrões de qualidade e de especialização.
“A investigação é fundamental para promover a inovação”
RESULTADOS E PARCERIAS DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
“A plataforma Liberopinion é o resultado de processos de I&D”
Como resultado dessa investigação e desenvolvimento, criou-se a plataforma Liberopinion, publicaram-se vários artigos científicos em conferências e revistas internacionais e fizeram-se algumas parcerias, destacando-se a com o portal SAPO para as Eleições Legislativas em 2009 e para as Eleições Presidenciais e do Bastonário da Ordem dos Médicos em 2011.
Devido à sua natureza altamente inovadora em Portugal, o projeto foi alvo de notícias em praticamente toda a comunicação social nacional (televisão, jornais e revistas). A investigação relacionada com este projeto serviu ainda de base para a realização de um doutoramento, por um dos cofundadores.
EXPANSÃO PARA MUNICÍPIOS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mais tarde, o projeto foi direcionado para os municípios e para a administração pública. A missão foi reformulada, de modo a contemplar, além da participação pública, a desmaterialização e digitalização dos serviços dessas entidades.
Foram implementadas várias plataformas, nomeadamente, a do orçamento participativo, o portal do associativismo, o portal da ação social, o portal do voluntariado, o portal das bolsas de estudo, o portal do apoio à renda, o portal para gerir procedimentos concursais de recursos humanos, e o portal da governança transparente.
Assim, o nosso desígnio é contribuir para a inovação e digitalização dos serviços municipais e da administração pública, bem como para a promoção transparência, da cidadania e da participação pública.
“Queremos contribuir para uma AP mais próxima, inovadora e eficiente”